Posso abrir o MEI mesmo estando com o nome sujo?

Abrir MEI com nome sujo

A inadimplência é grande nos dias de hoje, e por diversos motivos nem sempre é porque as pessoas não querem pagar suas contas, mas sempre acontece.

No modo popular “nome sujo” é quando a pessoa tem restrições de crédito, onde seu nome é incluído nos registros de órgãos de proteção ao crédito como SPC e SERASA.

Mas fique tranquilo que restrições de crédito no seu CPF não te impede de abrir o MEI, mas existe outras situações que pode te impedir de montar seu próprio negócio.

Veja algumas delas:

CPF irregular ou suspenso: Irregularidades em seu cadastro do CPF, como falta de informações por exemplo, pode te impedir de se formalizar no MEI, portanto, verifique se seus dados estão atualizados, para isso vá até uma agencia do Banco do Brasil, Correios ou Receita Federal.

Há casos que o CPF pode estar suspenso, isso ocorre muitas vezes por inconsistências nos dados do cadastro, ou até mesmo por você ficar por alguns anos sem ir votar e sem justificar a ausência nas eleições.

Para verificar se seu CPF está regular ou não pela internet clique aqui.

Titulo de Eleitor: Confira se os dados do seu titulo de eleitor estão atualizados, e também o seu titulo deve estar vinculado ao seu CPF nos dados cadastrais do seu CPF, esta vinculação na maioria das vezes é automática, mas existem casos que deve ser feito manualmente.

Para conferir se o titulo está vinculado ao CPF procure uma agencia do Banco do Brasil, Correios ou Receita Federal.

Para consultar a situação cadastral do seu titulo de eleitor pela internet clique aqui.

Idade Mínima: para abrir um MEI é preciso ter 18 anos, ou no mínimo 16 anos com emancipação.

Veja: Menor de idade pode ser MEI?

Sociedades em outras empresas: Para se inscrever no MEI você não pode ser titular ou sócio de outra empresa.

No momento da formalização alguns erros no sistema pode impedir a formalização, mas nestes casos não tem nada a ver com documentos, basta penas esperar algum tempo e tentar novamente.

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos, e se ficou com dúvida, deixe nos comentários que irei responder com prazer.

Jonas Gonçalves

Jonas Gonçalves

Auxiliar de Escritório a 9 anos no Escritório Contábil Monvic, na cidade de Doutor Camargo-PR, acadêmico de Ciências Contábeis pela Unifamma em Maringá-PR, formado em Técnico de Auxiliar Administrativo pelo CEBRAC. Blogueiro desde 2010, fundou o Atualiza MEI em 2015 para prestar suporte aos Microempreendedores Individuais, sanando as dúvidas e ensinando a executar suas rotinas por si mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.